A Reconstrução

Castanheira-do-Brasil

Plantada, enxertada e em fase de produção na Fazenda Aruanã, região de Itacoatiara-Amazonas.

De 2006 ate 2021, o Instituto Excelsa distribuiu 707,629 mudas de Palmeira de Pupunha (Bactris gasipaes) e de Castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa Humn. & Bonpl.).

As duas espécies possuem as características indispensáveis para a base do programa da reconstrução: são árvores nativas da região, seus produtos fazem parte dos costumes locais de consumo, perfeitamente adequadas para o cultivo orgânico, recuperam áreas degradadas e geram produtos de alto valor agregado em mercados reconhecidos. Com isso, valoriza-se a floresta em pé e geram-se oportunidades de trabalho, renda e créditos de carbono.

As árvores são plantadas pelos pequenos agricultores das comunidades da Floresta Amazônica, em suas propriedades, e pertencem a eles, assim como todos os produtos e sub-produtos oriundos de seu cultivo. Atualmente, estão envolvidas 200 comunidades e mais de 1.500 famílias de municípios no Estado do Amazonas.

Dessa forma, está sendo formada uma Região de Denominação de Origem Controlada da Castanha-do-Brasil, única no mundo, através do cultivo das castanheiras.

A reconstrução propicia, simultaneamente, a reconstrução da Vida da Floresta e da Vida das Pessoas, atingindo uma tríplice base de apoio que consiste num mecanismo ecologicamente correto, socialmente compatível e economicamente viável.

Créditos: Alice Vergueiro