Home  
Produtos e Pesquisa
 
Clique nas imagens abaixo e amplie as fotos
 

A Castanheira-do-Brasil e a Palmeira de Pupunha são árvores que geram produtos de valor comercial internacionalmente reconhecidos e, através do  cultivo, ganham valor agregado.

A Castanha do Brasil, ou Brazil Nut, que é muito apreciada no exterior, tem seu consumo indicado por profissionais área de sáude, por se constituir no alimento conhecido na natureza que apresenta a maior concentração de selênio.

A castanha ECONUT produzida na Fazenda Aruanã, na região de Itacoatiara, no Amazonas, possui uma concentração de selênio que basta o consumo de 1 castanha por dia para suprir as necessidades da saúde humana.

A pesquisadora Bárbara Rita Cardoso, da USP, utilizou as castanhas ECONUT (www.econut.com.br) que foram doadas pelo Instituto Excelsa, junto a idosos com Alzheimer e obteve resultados de melhora na fluência verbal e no raciocínio graças ao selênio. Menção à doação do Instituto Excelsa na página 30 da referida tese:

Motivado por essa pesquisa, Bárbara Cardoso foi a vencedora do Prêmio Jovem Cientista 2015 nas categorias Mestre e Doutor.

Para ver o pesquisa na íntegra, acesse:

www.teses.usp.br

Através do manejo adequado, a Castanheira produz varas de madeira que podem ser utilizadas para a confecção de móveis e objetos a partir do 3º/4º. ano, além de permitir também uma diversificada produção artesanal a partir do ouriço, o fruto da Castanheira, que é um resíduo orgânico descartado por falta de condições de aproveitamento adequado.

O palmito de pupunha é atualmente fonte de riqueza para produtores brasileiros e com grande potencial de crescimento nos mercados interno e externo, podendo ser cortado a partir de 1 e meio. A produção de sementes de pupunha também encontra mercado favorável junto aos produtores de mudas e a madeira da pupunha pode ser cortada no 10º.ano.  .

O Instituto Excelsa apóia a vinda de empresários dispostos a transformar a riqueza natural, concentrada nos produtos dessas árvores, em riqueza econômica, auto-sustentável.

Veja algumas receitas

 

 

.


Créditos: Alice Vergueiro

Todos Direitos reservados